está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como calcular a quantidade certa de tinta

Como calcular a quantidade certa de tinta

Aprenda uma forma inteligente de calcular e escolher a quantidade de tinta.Entre e confira essa dica Suvinil.

Por Suvinil

  • Tags relacionados
  • Produtos citados
  • Cores citadas

Descobrir a quantidade certa de tinta pode parecer uma tarefa com muitos detalhes envolvidos, mas como você deve saber, em se tratando de pintura e outros detalhes, a Suvinil está aqui para facilitar a sua vida!.

A quantidade de tinta pode ser calculada com base nos metros quadrados que você deseja pintar, portanto, é essencial ter essa informação antes de continuar com o cálculo.

Calcular a quantidade certa de tinta é um passo importante a ser realizado, antes mesmo da pintura.

Assim, é possível economizar na hora da compra, ou até mesmo fazer com que a tinta adquirida renda mais do que o imaginado. Leia conosco e aprenda como escolher a quantidade certa de tinta. Vamos lá!

Neste artigo você irá aprender:

  • Como calcular a quantidade de tinta: ensinamos o passo a passo;
  • Escolher o produto: parte importante com base no rendimento de cada tinta;
  • Calcular a quantidade de tinta: ensinamos você a utilizar nossa calculadora de tinta;
  • Como calcular o metro quadrado de uma parede? Explicamos como realizar a conta para saber a metragem quadrada da parede que será pintada;
  • Como funciona a calculadora de tinta Suvinil? Explicamos em detalhes seu funcionamento;
  • Dicas em vídeo do nosso especialista Rodinei Shalom fala sobre a quantidade de tinta necessária por m², além de mencionar outras dicas para sua pintura;
  • Quantas demãos são necessárias? A quantidade pode variar de acordo com a Tinta Suvinil escolhida.
  • Qual a importância da demão? Explicamos o papel da demão na qualidade da pintura.
  • Como encontrar informações de rendimento de tinta na lata: toda lata de tinta da Suvinil possui informações sobre seu rendimento.

Saiba como calcular a quantidade de tinta

Lata de Tinta Suvinil Pisos Acrílico Premium | Use a calculadora na página do produto para ajudar no cálculo da quantidade ideal de tinta para o ambiente
Créditos: Suvinil 

Afinal, como medir a quantidade de tinta para parede? Como mencionado anteriormente, essa é uma resposta fácil de ser encontrada no site da Suvinil, em qualquer produto escolhido.

Basicamente, você terá que fazer o seguinte:

Escolher o produto

O primeiro passo a ser realizado é escolher o seu produto. Independentemente do tipo de pintura que deseja realizar, temos o produto Suvinil ideal para o que você precisa.

Em nossa loja online, temos mais de 1.700 cores para compra imediata.

Calcule a quantidade de tinta

Agora, para saber a quantidade de tinta para pintar uma parede, na mesma página do produto escolhido, você encontra a calculadora de tinta Suvinil.

É interessante dizer que todas as tintas da Suvinil possuem essa calculadora na página do produto, o que facilita e muito no processo.

Lembre-se de descobrir a quantidade de metros quadrados que serão pintados com as tintas da Suvinil, pois somente assim poderá usar a calculadora da forma correta.

Para ter essa informação, basta multiplicar a altura pela largura de cada parede que será pintada com as tintas Suvinil.

Como calcular os metros quadrados de uma parede?

  • Use uma trena;
  • Com a trena, meça a altura e a largura da parede que será pintada;
  • Faça a multiplicação desses dois valores e terá a metragem quadrada da parede;
  • Lembre-se de subtrair dessa conta a área de portas e janelas.

Depois de calcular os metros quadrados da parede que será pintada, você precisa checar o rendimento do produto que vai utilizar na pintura. A informação de rendimento pode ser encontrada no painel que fica na parte de trás da embalagem do produto, ou no boletim técnico do produto, que pode ser encontrado no nosso site na página de cada produto. 

A informação de rendimento na embalagem considera a quantidade de tinta que você precisa para finalizar a pintura da área indicada com todas as demãos necessárias. 

O próximo passo é encontrar a quantidade de tinta ideal, ou seja, você precisa encontrar uma embalagem com rendimento igual ou maior que a área que será pintada. Por exemplo, se a área que você vai pintar é de 21m², usando o Suvinil Fosco Completo, você precisa de apenas 1 galão de 3,6L, que tem um rendimento de 22m². 

Como funciona a calculadora de tinta?

Foto da Calculadora de Tinta que fica na página do produto | Seu uso é simples | Basta preencher a altura x largura e caso tenha, tamanho de portas e janelas

E como funciona a calculadora de tinta Suvinil? Como mencionado acima, a calculadora mostra, em cada uma das páginas de tintas do site, a quantidade de tinta necessária por m².

E como funciona? Abaixo detalhamos alguns pontos sobre como usar a calculadora de tinta da Suvinil. Veja:

  • Em primeiro lugar, como já citado no texto, escolha a tinta desejada;
  • Vamos tomar como exemplo que você escolheu a Tinta Suvinil Criativa, uma das melhores para quem busca pintar com a tinta já pronta, ou seja, que não precisa ser diluída na água;
  • Na página do produto, você verá que existem algumas opções de tamanho da lata de tinta a escolher: 3,6L, 5L e 18L;
  • Ao lado dessas opções, há um link com o nome “Quer descobrir a quantidade de tinta ideal? Calculadora de tinta”. Clique sobre o link;
  • Uma calculadora virtual irá aparecer na tela solicitando algumas informações;
  • Em primeiro lugar, informe a metragem quadrada (altura X largura) que será pintada;
  • Em seguida, informe a quantidade de portas e janelas que estão no ambiente, e que, consequentemente, serão subtraídas da conta. Caso não tiver portas e janelas, apenas deixe as lacunas em branco;
  • Por fim, clique na opção “Calcular” e o resultado aparecerá;
  • Como exemplo, colocamos 10m² sem adição de portas e janelas. Neste caso, ao calcular a quantidade de tinta a recomendação seria uma lata de 3,6L;

Assista esse vídeo antes de pintar

Para ajudar você a compreender melhor como é realizado o cálculo de tinta necessário, deixamos um vídeo de nosso canal oficial do YouTube, em que nosso especialista, Rodinei Shalom, explica logo no início do vídeo (0:43s à 02:53 min) como calcular a quantidade de tinta necessária. Assista:

Quantas demãos são necessárias?

Bem, até aqui já sabemos como calcular a quantidade de tinta necessária por m², mas e quantas demãos são necessárias em uma pintura simples?

Como bem sabemos, as demãos são essenciais para fortalecer a tinta a nível visual, deixando o ambiente ainda mais uniforme e, acima de tudo, bonito.

É por isso que as demãos são partes essenciais do processo de pintura. Novamente, a Suvinil pode ajudar com essa dúvida.

Em geral, cerca de 2 a 3 demãos já são suficientes para a pintura de sua parede. Além disso, vale ressaltar que a Suvinil possui tintas com maior tecnologia para cobrir a parede em menos demãos, assim você economiza tempo e utiliza menos tinta para pintar.

Visando otimizar sua pintura e até mesmo diminuir a quantidade de demãos, é interessante lembrar que algumas cores da Suvinil, principalmente as cores da família intensas e vibrantes, precisam de um fundo para ter a cobertura ideal. Essas cores são sinalizadas no nosso leque e no nosso site, assim você sabe que é necessário usar o fundo.

Como mencionado, o fundo otimiza a pintura, já que se não for utilizado, serão necessárias mais demãos para cobrir a pintura.

Qual a importância da demão?

Saber a quantidade de demãos necessárias é importante, pois essas camadas que são adicionadas à pintura auxiliam no processo de consistência, beleza e tempo de durabilidade daquela cor escolhida.

O tempo entre as demãos também pode mudar, a depender principalmente do produto Suvinil escolhido. Por exemplo, a Tinta Suvinil Criativa precisa de apenas 2 horas entre as demãos, enquanto a Suvinil Toque de Seda, necessita de 4 horas entre as demãos.

Esperar o tempo correto entre as demãos é de suma importância, porque se você aplica a segunda demão sem esperar a primeira secar, a primeira ainda não terá aderido à superfície, e a segunda demão vai acabar tirando a primeira demão da superfície.

Visualize as informações de rendimento na lata

É importante lembrar também que, em toda embalagem de tinta da Suvinil, há informações sobre o rendimento da mesma. 

Essa informação está expressa em metros quadrados, já considerando todas as demãos que você deverá aplicar. Isso significa que se a embalagem informa que possui rendimento de 28m², então você terá os 28m² finalizados com essa tinta, incluindo todas as demãos necessárias.

Esse foi o nosso guia para lhe ajudar a escolher a quantidade certa de tinta. Lembre-se que em nossas redes sociais e no canal do YouTube existem vários outros conselhos que podem ajudar a sua pintura render ainda mais.

Se você ainda está na dúvida, confira esse post exclusivo do nosso Instagram com um guia completo sobre como calcular a quantidade de tinta: Acesse!


Tags Relacionadas

tutorial
diy

Produtos citados no texto


Cores citadas no texto