está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Descubra como calcular a quantidade de tinta

Descubra como calcular a quantidade de tinta

  • Produtos citados

Se você quer renovar as paredes e outras superfícies do seu lar, é fundamental calcular a quantidade de tinta que precisará antes de colocar a mão na massa. Dessa forma, é possível economizar e até fazer com que o produto renda mais que o imaginado.

Afinal, como calcular a quantidade de tinta necessária?! Para responder a essa e outras perguntas, preparamos este artigo recheado de dicas e informações. Continue a leitura e aproveite! 

Calculadora de tinta da Suvinil: otimize o tempo!

Para reformar ou decorar, em um processo de pintura, saber a quantidade de tinta necessária para cobrir uma superfície é uma excelente estratégia para evitar desperdícios e economizar. Pensando nisso, a Suvinil desenvolveu uma calculadora de tinta, disponível na própria loja digital. 

Por meio dessa ferramenta, você descobre qual é o melhor tamanho de embalagem para o seu projeto, otimizando tempo e garantindo mais praticidade. Veja o passo a passo para utilizá-la a seguir! 

1. Escolha o produto e consulte o rendimento

Antes de calcular a quantidade de tinta, é necessário escolher o produto que você utilizará na superfície. Na Suvinil, é possível encontrar uma variedade de opções para cada tipo de superfície, como paredes, pisos, tetos, etc. Assim, você conta com a opção ideal para atender às suas necessidades. 

Na hora de escolher a tinta, também verifique quanto ela rende. Essa informação está disponível na própria embalagem, na descrição do produto ou em um boletim técnico disponibilizado na internet. Com esse dado, você já terá em mente a área exata que a tinta cobre. 

2. Calcule os metros quadrados da superfície

Depois de escolher a tinta, é hora de calcular os metros quadrados da superfície. Pelas dimensões da área, você chega à quantidade certa para cobri-la. 

Como medir paredes, tetos ou outras superfícies?! A primeira dica é ter uma trena manual ou a laser em mãos. Use-a para medir a altura e a largura da área. Depois, é só fazer a multiplicação entre esses dois valores.

Caso o espaço tenha portas e janelas, é necessário subtraí-las da equação. Use a trena para medir as dimensões, seguindo conforme o indicado acima. Depois, retire esse valor da metragem total da área. 

3. Insira os dados na ferramenta

Após escolher o produto e calcular os metros da superfície, é hora de inserir os dados na calculadora de tintas da Suvinil. Você a encontra na própria página do produto, localizada próxima às opções de embalagens. 

Assim que você clicar no link, a calculadora aparecerá na tela. Comece informando a metragem da superfície que será pintada. Depois, inclua a quantidade de portas e janelas presentes na área. Caso não as tenha, deixe as lacunas em branco. Por fim, clique na opção “calcular” para o resultado aparecer na tela, recomendando a embalagem certa para o seu projeto. 

homem despejando solução em bandeja para calcular a quantidade de tinta antes do processo de pintura
Créditos: André Klotz

Demãos

Ao calcular a quantidade de tinta, também é importante levar em consideração a quantidade de demãos necessárias para cobrir a superfície. Com a calculadora de tintas da Suvinil, você não precisa se preocupar, afinal, o resultado já considera todas as demãos.

Inclusive, vale ressaltar a importância de verificar quantas demãos de tinta o produto necessita. Isso porque essa quantidade afeta diretamente a cobertura, a durabilidade e outros atributos da tinta. 

Além disso, consultar o tempo entre as demãos é fundamental. Esperar o período correto para aplicar a segunda ou a terceira demão garante que a primeira tenha aderido à superfície e a pintura sairá como desejada. 

Rendimento da tinta

Também é importante lembrar que o rendimento expresso na calculadora de tintas da Suvinil pode sofrer variações de acordo com a superfície e o modo de aplicação do produto.

Se a superfície não estiver de acordo, apresentar problemas como infiltrações, mofo, trincas e fissuras, ou a tinta não for aplicada devidamente, é provável que o produto não ancore e renda menos. Por isso, vale a pena prestar atenção.  

Conheça os produtos da Suvinil! 

Agora que você já sabe como calcular a quantidade de tinta com a calculadora da Suvinil, que tal conhecer os principais produtos da marca? Há mais de 60 anos no mercado, somos tradição e contamos com um portfólio gigantesco, com opções para todos os gostos. 

Se a ideia é colorir as paredes do seu lar, é possível encontrar tintas tanto para ambiente externo, quanto interno. Entre as principais opções, estão a Suvinil Toque de Luz, com acabamento semibrilho, a Suvinil Toque de Seda, com acabamento acetinado, e a Suvinil Fosco Completo, com acabamento fosco. 

Também é possível encontrar tintas para outras áreas, como pisos, tetos, azulejos, metais e madeiras, indicadas para ambientes internos e externos. Nessa linha, temos o Esmalte Suvinil Multisuperfícies, uma tinta epóxi à base de água que pode ser aplicada nas mais diversas superfícies.

Milhares de cores para experimentar!

Além da variedade de produtos, a Suvinil conta com um enorme leque de cores, com mais de 2.000 tonalidades de tintas para você experimentar. Assim, é possível encontrar o tom certo para ilustrar suas histórias.

Essas cores são subdivididas em famílias que expressam diferentes sensações, como: Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas e Cinzas Neutros. Dessa forma, fica ainda mais fácil escolher a sua favorita!

Suvinil: dê cores às suas histórias! 

Gostou do conteúdo e já sabe como calcular a quantidade de tinta para colorir as superfícies do seu lar?! Então, aproveite o tempo livre para tirar dúvidas e garantir mais dicas aqui, no blog da Suvinil.