está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

9 Dicas Para Limpar o Ambiente Após a Pintura

9 Dicas Para Limpar o Ambiente Após a Pintura

26/10/2023

Limpar o ambiente depois da pintura não é uma tarefa difícil, muito pelo contrário, pode ser mais fácil do que organizar o ambiente antes da pintura para evitar possíveis respingos.

Esteja seu ambiente organizado para evitar essas sujeiras ou não, é comum que um ou outro respingo tenha ficado pelo ambiente, então o que deve ser feito para limpar o local?

Separamos algumas dicas importantes para que você possa realizar a limpeza após a pintura. Leia conosco e confira como limpar o ambiente depois da pintura.

Vamos lá?

Pintar sua casa: mais bem estar e menos dor de cabeça 

A pintura de uma parede é algo que irá proporcionar um ar totalmente novo para sua casa, mas realizar essa tarefa pode parecer um pouco desafiador, ainda mais se pensar muito em toda a possível bagunça e sujeira que isso irá causar.

Em outro momento, nós demos algumas dicas de como pintar uma parede sem bagunça , agora separamos essas dicas e cuidados para fazer a limpeza depois da pintura.

Acredite se quiser, mas hoje em dia isso pode ser muito mais fácil do que antigamente e sabe por quê?

Boa parte das tintas já explica o que pode ser usado para a limpeza após a pintura, como por exemplo, qual solvente usar.

Solvente parece ser algo um pouco forte, mas não precisa se preocupar, quando dizemos solvente, não são aqueles produtos caros e com cheiro forte que eram usados antigamente para remover tinta, uma simples misturinha com produtos que você possui em casa pode ser o suficiente. 

Tintas Suvinil é fácil de limpar

Todas as tintas Suvinil possuem um boletim técnico onde explicamos o que fazer para realizar a limpeza depois da pintura. Aqui no site, quando você entra na página de produto de alguma tinta Suvinil, consegue baixar essas informações de forma bem fácil.

Esse boletim técnico, além de sugerir a melhor maneira de como realizar a limpeza pós  pintura, também fornece todas as instruções de como preparar a tinta para usá-la corretamente e ainda, mostra quais são as melhores condições do tempo para a tinta secar adequadamente e o resultado ficar perfeito.

Para facilitar sua vida, separamos algumas dicas de como tirar tinta das superfícies, seja ela qual for, um piso laminado ou de porcelana, um vidro de janela, alumínio, sofá e até mesmo da roupa. Continue lendo para descobrir!

Nesse artigo você irá aprender:

  • Como tirar tinta do chão: explicamos o que é necessário para esse tipo de limpeza;
  • Como limpar o resto de tinta em vidros: assim como no chão, é possível limpar os vidros facilmente;
  • Como limpar a tinta das janelas de madeira: um processo mais delicado, mas ainda sim fácil de seguir;
  • Como limpar a tinta das janelas de alumínio: explicamos de forma detalhada;
  • Como limpar o sofá depois de cair tinta: sujou seu sofá? Fique tranquilo, tem como limpar e nós ensinamos;
  • Como tirar mancha de tinta de roupas: caso não tenha usado roupas de proteção, ensinamos a realizar a limpeza de suas roupas;
  • Como limpar a parede depois de pintar? Aqui mostramos como a Tinta Suvinil Limpeza Total faz a diferença na sua pintura;
  • Limpe as ferramentas ao terminar a pintura: e também durante, evitando respingos;
  • Escolha acabamentos da forma correta: principalmente em paredes, pois determinados acabamentos facilitam a limpeza.

Como tirar tinta do chão?

Canto da parede recebeu um retoque especial com tinta fosca | Ambiente com estilo único e diferenciado | Dê vida às suas ideias com tinta Suvinil
Crédito: Suvinil

 

Quando pintamos a casa, é inevitável que respingue tinta em lugares que não desejamos, como por exemplo, o chão. Caso isso aconteça, seguindo uma dessas dicas que iremos deixar de como tirar tinta do chão, a limpeza ficará super tranquila.

Pode parecer muito improvável, mas quando se utiliza tinta à base de água, o detergente costuma ser o suficiente para removê-la.

Se a tinta ainda estiver molhada, água morna e detergente neutro com uma esponja macia, pode remover completamente os respingos do chão. Esse procedimento servirá tanto para pisos laminados como de porcelana. 

Caso a tinta já tenha secado, uma mistura de água, sabão e álcool isopropílico será mais eficiente para removê-la. 

Outra solução eficiente é uma combinação de vinagre e bicarbonato de sódio que pode ser usada para limpar pisos de porcelanato e cerâmica. Basta aplicar a solução no piso, deixar agir por alguns instantes e depois esfregar com uma esponja macia.

Vale ressaltar que tanto para esse tópico, quanto para os outros, é de suma importância tentar realizar a limpeza do local sujo, logo no momento em que o problema acontecer. Será mais fácil retirar eventuais respingos com a tinta fresca do que limpar horas ou até mesmo dias depois com a tinta já seca.

Como limpar o resto de tinta em vidros?

Ao pintar um cômodo de casa, é possível cair tinta nos vidros das janelas, mas fique tranquilo que isso é fácil de resolver, veja a seguir como limpar o resto de tinta em vidros.

Da mesma forma que para tinta fresca ou seca, ao limpar o chão mencionamos soluções diferentes, agora nos vidros, vai funcionar da mesma maneira.

O ideal é sempre tentar limpar com a tinta fresca, assim uma solução de água, detergente neutro, uma esponja ou pano macio e um bom limpador de vidros será o suficiente.

Mas se por acaso sua janela de vidro estiver com resto de tinta seca, será necessário fazer uma “raspagem” nas manchinhas. Após realizar o procedimento citado acima, na tentativa de amolecer a tinta, utilize um raspador de tinta profissional ou até mesmo uma lâmina de barbear nova para realizar a raspagem. 

Atenção! Sempre utilizar a lâmina para raspar no mesmo sentido e nada de aplicar muita força, é preciso cuidado para não estragar o vidro. 

Como limpar a tinta das janelas de madeira?

Além do detergente neutro e raspadeira (ou lâmina de barbear) para raspar a tinta seca da madeira, você pode optar pelo secador de cabelo para aquecer a região que está manchada e logo após passar um pano úmido ou esponja para limpar a sujeira de tinta da madeira.

Como limpar a tinta das janelas de alumínio?

Mais uma vez, a remoção da tinta fresca é sem dúvidas a mais fácil, pois basta usar uma raspadeira para remover essas manchinhas devagar que a tinta irá soltar sem problemas da sua janela de alumínio. 

Mas caso a tinta tenha secado, uma mistura de álcool, vinagre branco e água deverão solucionar seus problemas. Molhe um pano nessa solução e passe por todo o alumínio, aplicando um pouco de força para remover a tinta.

Como limpar o sofá depois de cair tinta?

O ideal seria sempre cobrir os móveis antes de realizar a pintura de um cômodo, mas como acidentes acontecem, caso caia um pouco de tinta no sofá, vamos deixar algumas dicas para ajudar. 

Primeiro, assim que a tinta cair, imediatamente tente remover o excesso com uma colher ou espátula, deixando somente a camada bem fina que não dá para retirar sob a superfície do sofá.

Após isso, pegue um pano limpo e molhe com um pouco de água. Vá passando sob a mancha e utilize detergente neutro para facilitar a remoção. 

Não aconselhamos usar outros produtos, pois dependendo do material do sofá, pode piorar a situação. 

Caso a dica acima não funcione, o melhor a fazer é procurar um especialista para ajudar nesta etapa.

Como tirar a mancha da tinta de roupas?

Quando estamos pintando a casa, é comum usarmos roupas mais antigas, pois sabemos que respingos de tintas podem cair, mas nem por isso queremos deixar nossa roupa manchada, não é mesmo?

O bicarbonato de sódio junto com vinagre, além de tirar manchas de tintas do chão como mencionado anteriormente, também serve para remover a tinta das roupas.

Aplique a solução por cima das manchas de tinta e deixe agir por alguns minutos, após isso, lave a roupa normalmente. Em alguns casos, água morna e detergente tendem a funcionar muito bem. 

Vale reforçar que para todas as situações mencionadas acima, limpar a tinta fresca sempre será mais fácil do que deixá-la secar por muitos dias.

Como limpar a parede depois de pintar?

Limpeza da parede com tinta Suvinil | O lado mais abrasivo da esponja está virado para cima | É possível utilizar um pano úmido com água e detergente neutro
Créditos: GettyImages

 

E o que é bom para limpar a parede? Algumas vezes, logo após a pintura, a parede pode manchar por qualquer coisa que encoste nela.

Seja uma marca de pé ou das canetas usadas para brincar pelos pequenos, sabemos que acidentes podem acontecer e deixam marcas.

Neste caso, basta passar um pano úmido com água e detergente neutro nos locais afetados. Com algumas passadas de mão o local já estará limpo.

  • Nota: caso utilize algum tipo de esponja em qualquer superfície que seja, principalmente em paredes mais escuras pintadas com tinta fosca, evite utilizar o lado mais abrasivo da esponja, pois este pode criar riscos indesejados. Use sempre o lado macio da esponja para a limpeza.

Além disso, é interessante lembrar que a grande maioria das sujeiras podem ser resolvidas somente com um pano úmido e detergente neutro, sem necessariamente ter que utilizar esponjas no processo de limpeza.

Por fim, caso nenhuma das dicas mencionadas foram suficientes para garantir uma limpeza eficaz, você pode lavar a parede para tirar sujeiras que estão mais impregnadas.

Se você quiser evitar preocupações com a limpeza de sujeiras na parede, pinte com Suvinil Limpeza Total, nossa tinta que tem acabamento fosco suave e é super fácil de limpar.

Em nosso Instagram @tintas_suvinil, temos um vídeo exclusivo onde ensinamos a realizar o procedimento de limpeza de parede: clique aqui para acessar.

 Como limpar as ferramentas após a pintura? 

Lembre-se de limpar as ferramentas utilizadas para fazer a pintura depois de pintar:

  • Como limpar pincéis: é uma tarefa relativamente simples. Antes mesmo da tinta secar, você pode lavar em água corrente utilizando detergente neutro. Enxágue bem o pincel com água e deixe secar. Agora se a tinta já secou você pode  encher um copo com vinagre branco e esquentar por alguns segundos no microondas, em seguida, coloque os pincéis utilizados em sua pintura no vinagre. Depois de 10 minutos, tire o excesso que ainda sobra com um papel, e finalize lavando o pincel com água corrente e detergente neutro;
  • Como limpar rolos: antes de iniciar, passe o rolo em um jornal, para remover o excesso de tinta que não pode ser reutilizada. Em seguida, faça uma solução de água morna e detergente neutro. Tire a proteção do rolo e coloque-o inteiro na solução de água morna. Deixe ali por 10 minutos e, por fim, enxágue bem com água corrente e torça o rolo para retirar os excessos finais;
  • Como limpar a bandeja: caso tenha colocado um papel alumínio para proteger a bandeja, devem ter sobrado poucos respingos, o que vai facilitar muito na hora de limpar. Mas caso não tenha usado, é só enxaguar bem a bandeja com água e detergente neutro, e utilizar o lado áspero de uma esponja para retirar a tinta que grudou na superfície da bandeja. Com a limpeza das ferramentas feita, você pode utilizá-las novamente em outra pintura.

Esperamos ter ajudado você a entender como limpar o ambiente depois da pintura. Lembre-se de visitar nosso conteúdo onde ensinamos a não fazer sujeira enquanto pinta, pois assim, evita qualquer situação antes mesmo dela acontecer. Até a próxima!


Tags Relacionadas

ambientes
decoração
diy
fosco
Fosco Completo
pintar
Preto Absoluto
tutorial

Produtos citados no texto


Cores citadas no texto


Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade