está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

cozinha colorida demonstrando cores para cozinha

Cores para cozinha: dicas e ideias para você se inspirar!

24/01/2024

  • Produtos citados

Escolher as cores para cozinha pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Afinal, são inúmeras opções para trazer vida ao coração da casa, onde memórias são criadas. Aqui, a intenção vale muito: seja dando um toque de personalidade no ambiente com combinações de cores ousadas ou uma simples mudança como pintar os armários para tornar o ambiente ainda mais especial.

Assim como em outros cômodos da casa, é possível colorir diversos elementos da cozinha, desde as paredes até os móveis, o teto e o piso. A decisão sobre as tonalidades colabora com as sensações que você deseja transmitir no espaço, como criatividade, aconchego ou limpeza.

Preparamos um artigo com dicas e inspirações para você transformar a sua cozinha com facilidade. Continue a leitura e confira!

Como escolher cores para cozinha?

Na hora de decidir as cores para cozinha, tenha em mente as suas preferências e o que deseja transmitir no ambiente. Feito isso, busque por um estilo de decoração que melhor se alinhe à sua estética, considerando: tamanho do cômodo, praticidade de limpeza, harmonia com o restante da casa e iluminação.

Em geral, cores mais claras são indicadas para cozinhas pequenas por conferirem maior sensação de amplitude e colaborarem com a iluminação, enquanto cores mais escuras ajudam a disfarçar imperfeições e dão um toque mais aconchegante. Já as tonalidades vibrantes são ótimas para injetar energia e dar mais vida ao cômodo.

“Quando se trata de uma cozinha integrada, você pode seguir dois caminhos na hora de definir a paleta: combinar com a linguagem visual do living, escolhendo materiais e cores parecidas, ou criar um espaço de destaque, totalmente diferente do restante”, explica Nádia Simonelli, jornalista especializada em design e arquitetura.

“Não importa o estilo que você escolha, ousado ou mais sóbrio, a dica é apostar nas cores das paredes para criar uma atmosfera gostosa, além de adicionar uma boa dose de estilo à decoração”, completa a profissional.

6 inspirações para facilitar a decisão

Ciente do que levar em consideração para escolher as cores para cozinha, você pode buscar por inspirações para facilitar a decisão. A seguir, veja seis estilos que são verdadeiros sucessos!

Minimalista

Quem adere ao conceito de “menos é mais” pode optar por um estilo de decoração minimalista. Para isso, é possível investir em uma cozinha cinza-clara, branca, verde ou até azul. Na alternativa abaixo, o tom escolhido foi o nosso Verde-Gasoso, que proporciona leveza, completado com a marcenaria de desenho sutil.

cores para cozinha

Créditos: @boligmagasinetdk

Moderna

Procurando por uma estética mais clean, sofisticada e funcional? Aposte em cores de cozinha moderna! Esse estilo pede uma combinação mais sóbria, com preto, branco e cinza. Você pode adicionar pontos coloridos intensos em detalhes específicos e móveis práticos, com linhas retas. Na ideia abaixo, temos um visual contemporâneo, criado com um verde-acinzentado nas paredes junto do mobiliário minimalista.

cores para cozinha
Créditos: @inthemoodfordesign

Vibrante

Uma combinação de cores para cozinha vibrante é uma ótima alternativa para um ambiente mais alegre e divertido, que estimule a criatividade e a interação social. A inspiração a seguir apresenta amarelo nas paredes e azul na mobília, o que confere alto-astral para o cômodo.

cores para cozinha - imagem de cozinha vibrante
Créditos: @houseandgardenuk

Aconchegante

Um ambiente aconchegante faz com que as pessoas se sintam em casa, como se a decoração pudesse dar um abraço caloroso. Na ideia abaixo, a cor amarela na cozinha, com laranja e verde nas paredes, confere essa sensação, convidando os moradores e os visitantes para um momento de descontração.

cores para cozinha
Créditos: @pluckldn

Boho

Boho é um estilo de decoração que nunca sai de moda, caracterizado pela abordagem eclética, descontraída e cheia de personalidade. Na ideia abaixo, a estética foi representada por cores vibrantes, com destaque especial para o mesmo tom na parede e nos armários, que ajuda a ampliar o ambiente, criando uma unidade visual única.

cores para cozinha
Créditos: @dabito

Vintage

O estilo vintage é uma boa saída para criar uma cozinha colorida e divertida. Na inspiração a seguir, os ladrilhos hidráulicos combinam bem com a pintura na parede. O tom laranja foi inspirado na estampa do revestimento e trouxe sensação de aconchego. Quer criar uma combinação parecida? Invista na nossa cor Forró.

cores para cozinha
Créditos: @thejunalow

Ainda em dúvida? Conte com o Guia de Escolha de Cores!

Se você ainda estiver em dúvida sobre as cores para cozinha, conte com o nosso Guia de Escolha de Cores. A ferramenta facilita sua decisão, unindo todos os tons do nosso leque em um só lugar!

Para utilizar, comece definindo um grupo de cores de sua preferência, entre colorido e neutro. Depois, estabeleça a intensidade (clara, média ou escura) e a sensação (tranquila, energética ou aconchegante) que deseja para o ambiente. Feito isso, é só decidir entre as opções mais parecidas com as que você imaginou!

Qual tinta escolher para colorir a cozinha?

Com as cores para a cozinha em mente, é hora de procurar por uma boa tinta para colorir o cômodo. Para as paredes, opções com acabamento semibrilho, como a Suvinil Toque de Luz, ou acetinado, como a Suvinil Toque de Seda, são ótimas, colaborando com a iluminação e facilitando a limpeza no dia a dia.

Quem deseja investir em novas cores de armário de cozinha e outros mobiliários de madeira ou metal pode apostar no Suvinil Esmalte Cor & Proteção Base Água. A tinta está disponível em 3 tipos de acabamento: brilhante, acetinado e fosco. Ela pode ser encontrada em mais de 1.500 cores.

Para colorir azulejos e outras superfícies, a Suvinil Esmalte Multissuperfícies é a escolha ideal, encontrada em mais de 1.500 cores, acabamento acetinado e proteção antimofo. Já para os tetos e os pisos, você pode investir nas tintas Suvinil Tetos e Suvinil Pisos.

Dê mais cores à sua cozinha com muita facilidade!

Gostou das dicas e já sabe quais coresescolher para a sua cozinha ? Não perca tempo! No site, você encontra tudo o que precisa para tirar as ideias do papel e transformar seu lar com facilidade. Confira e aproveite!

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade