está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Pintura de portão: veja como fazer de forma rápida e prática

Pintura de portão: veja como fazer de forma rápida e prática

26/10/2023

A fachada é o primeiro lugar visto ao chegar em casa. Por isso, é importante deixá-la visualmente agradável e harmônica. A pintura de portão é uma das formas de renovar esse local e deixar a entrada no estilo que você preferir: moderna, delicada ou clássica.

 

A Suvinil preparou este conteúdo com o passo a passo de como pintar portão de forma descomplicada. A seguir, você ainda confere a melhor tinta para pintar esse tipo de superfície. Saiba mais!  

Qual tinta é ideal para pintura de portão?

Afinal, qual tinta usar para pintar portão de ferro? A opção ideal para esse tipo de material é a esmalte. Para pintura de portão sem ferrugem, a melhor alternativa é a Suvinil Esmalte Seca Rápido. Ela é à base de água e tem secagem de 30 minutos. Ainda possui ação fungicida, que combate mofos, fungos e algas. 

 

Se você busca por uma tinta para pintar portão enferrujado, saiba que a melhor opção é a Suvinil Esmalte Contra Ferrugem. Ela é um item três em um que possui ação anticorrosão de alta aderência. Pode ser aplicada diretamente na ferrugem e ainda proporciona acabamento ao metal. 

Dicas para a pintura de portão 

Antes de iniciar a pintura do seu portão, é preciso observar alguns pontos de atenção para a aplicação ser bem-sucedida. Afinal, esse material possui características específicas de oxidação e absorção de temperatura. Atente-se a: 

  1. realizar o trabalho em dias secos e com sol;
  2. evitar lavar o portão pouco tempo antes de pintar;
  3. seguir o mesmo sentido do rolo entre as demãos para a pintura ficar uniforme e bonita. 

 

Passo a passo para pintar portão 

O primeiro passo para pintar o portão de metal é separar os materiais necessários. Você vai precisar de: 

  • Tinta Suvinil Esmalte Seca Rápido;
  • escada;
  • papel pardo;
  • fita crepe;
  • rolo de espuma;
  • bandeja de tinta;
  • trincha macia;
  • lixa d’água nº 360;
  • pano úmido.

1 – Prepare o ambiente e o material de proteção

O ideal é fazer a pintura em um local bem ventilado e iluminado. Além disso, é preciso usar o papel pardo e a fita crepe para proteger o lugar em que o portão será pintado. 

 

Outro ponto de atenção é o material de proteção necessário para a pintura. Lembre-se que itens como luvas, óculos de proteção e sapatos fechados são fundamentais para a segurança do pintor. 

2 – Prepare a superfície que será pintada 

Para preparar o portão, é preciso limpá-lo com um pano úmido e thinner. Esse processo é essencial para tirar graxas e oleosidade da superfície. Depois, use uma lixa para criar porosidade. Por fim, tire as sujeiras com a ajuda de um pano úmido.  

 

Em seguida, use a fita para proteger as partes que você não vai pintar. Lembre-se que a escada é essencial para alcançar as partes mais altas do seu portão. Por isso, certifique-se de que ela é realmente segura. 

3 – Dilua a tinta e prepare a bandeja

É preciso fazer a diluição da tinta para portão de ferro. No caso da Suvinil Esmalte Seca Rápido, é recomendado usar até 10% de água potável em todas as demãos. Já para aplicação com pistola, é preciso diluir 30% para a pressão de 2,2 a 2,8 kgf/cm³ ou de 30 a 35 Ibs/pol². 

 

Depois de diluir, é preciso preparar a bandeja. Para isso, forre-a com um saco plástico para ela não ficar suja de tinta. Assim, não é preciso lavá-la depois da pintura. Basta voltar a tinta que sobrou para a lata. Por fim, despeje a mistura e use um mexedor de tinta para a substância ficar uniforme.  

4 – Pinte as áreas menores primeiro

Imagem de pessoa fazendo pintura de portao

Com a ajuda de um pincel para pintar portão, também conhecido como trincha macia, faça os cantos externos e internos, além das partes mais difíceis. Dessa forma, você não terá dificuldade na hora de pintar as áreas maiores. 

5 – Finalize a pintura com a ajuda de um rolo 

Use o rolo de espuma para pintar a parte maior do portão. Além de ser mais rápido que o pincel, ele proporciona um acabamento uniforme na superfície de metal, diminuindo as marcas, por exemplo. 

 

Em relação à quantidade de demãos, nossa dica é fazer de duas a três aplicações da tinta. Lembre-se que é importante fazer um intervalo de pelo menos duas horas entre cada aplicação. Enquanto estiver pintando, você perceberá a quantidade necessária de reforços.

 

Após finalizar todas as demãos, é preciso aguardar cinco horas para a secagem final da Suvinil Esmalte Seca Rápido. Depois disso, a fachada ganhará mais cor, proteção e beleza.

Suvinil: encontre todos os itens necessários para pintura de portão  

Viu só como é fácil fazer a pintura de portão? Agora, aproveite para conferir as mais de 2.000 cores disponíveis no catálogo da Suvinil. Para facilitar a sua escolha, elas são divididas em seis famílias: Cinzas Neutros, Claras e Suaves, Acentuadas e Acolhedoras, Brancas e Leves, Intensas e Vibrantes e Neutras e Clássicas.  


Tags Relacionadas

como pintar metal
como pintar portão de metal
como pintar superfície metálica
decoração
pintar metal
pintar superfície metálica
pintura de aluminio
pintura para metal
portão metálico
reformar portão

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade