está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como Pintar Sem Bagunça

Como Pintar Sem Bagunça

  • Produtos citados

Se você clicou nesse texto, deve estar se perguntando, como pintar sem bagunça?
É normal pensarmos e repensarmos antes de decidir mudar a cor da casa, afinal, quando nos lembramos de toda a bagunça e sujeira que isso pode causar, dá até um leve frio na barriga. Justamente por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a tornar essa missão mais fácil.
No início, você até pode pensar se precisa seguir todas essas dicas à risca, mas se deseja pintar a parede sem sujeira, estes passos são fundamentais para ter uma jornada mais calma e tranquila durante a pintura.


Nesse artigo você irá aprender:


1. Como pintar sem espirrar? Descubra como proteger o chão, móveis e superfícies para evitar respingos indesejados;

2. Diluir a tinta na medida certa: leia as instruções da própria lata para aproveitar a tinta ao máximo;

3. Coloque fita crepe nos locais onde não quer sujar: cubra rodapés, tomadas, marcos de janelas e portas;

4. Cubra a bandeja com papel alumínio: garanta que a bandeja fique limpa por mais tempo, aumentando sua durabilidade;

5. Utilize proteções para você não se sujar: apesar de todo o cuidado, algum respingo pode acabar caindo em suas roupas, então se proteja;

6. Use os acessórios corretos para pintar: eles auxiliam na pintura de locais mais difíceis de serem pintados;

7. Calcule a quantidade de tinta necessária para evitar sobras: com a calculadora de tinta da Suvinil, você calcula a quantidade de tinta necessária por m².


1. Como pintar sem espirrar?


Você sabia que pintar a parede sem espirrar é uma das grandes dúvidas de quem está pensando em mudar a cor do cômodo de sua casa.
Hoje existem tintas que espirram menos e isso ajuda muito. As tintas da Suvinil possuem aditivo anti respingo para evitar sujeiras indesejadas. Apesar disso, é sempre bom se precaver para caso a tinta escorra da embalagem, do rolo ou do pincel e caia em superfícies que você não queira pintar. Por isso, siga essa dica super importante: cubra o chão do ambiente onde irá pintar a parede.
Fazendo isso, você evita que espirre tinta diretamente no chão. Sugerimos que use jornais ou plásticos para cobrir.
Você também pode cobrir os móveis do ambiente que estiver pintando, assim não correrá o risco de manchá-los.
Além de evitar que respingue tinta no chão ou nos móveis, quando você lixar a parede antes de pintar, o pó também ficará concentrado em cima dessa proteção, o que facilitará muito a limpeza quando terminar.

O que fazer se a tinta sujar o chão?

Bem, caso o chão esteja sujo mesmo depois de toda a proteção, então vale a pena recorrer a alguns métodos clássicos.
Um simples pano úmido com bicarbonato de sódio e vinagre já pode dar conta do recado, podendo ser utilizado em revestimentos de cerâmica, porcelanato e até mesmo na madeira.
Nos dois primeiros pisos citados, você pode tentar passar o lado áspero da esponja úmida somente com água. Porém, quando falamos de um revestimento de madeira, evite utilizar a esponja para não deixar marcas no chão.
Caso queira facilitar todo esse processo, recomendamos que realize a limpeza enquanto a tinta ainda estiver úmida, pois a sua remoção se torna mais fácil do que quando está seca.

2. Diluir a tinta na medida certa



Toda tinta da Suvinil vem com instruções de como realizar a sua diluição com água, recomendamos que sempre siga as instruções que estão na lateral das latas. Ao seguir as dicas da Suvinil, você estará não só evitando que a mesma respingue, como também economizando tinta, já que o produto terá a performance prometida de cobertura e rendimento com a diluição correta.
Nunca coloque mais água que o necessário - muitas pessoas fazem isso para que a tinta renda mais. Ao adicionar mais água do que o indicado na embalagem, é natural que ocorra uma quantidade maior de respingos no ambiente, pois a tinta ficará mais aguada.
Se por algum motivo, diluir a tinta for uma preocupação para você, existe a opção da Suvinil Criativa, uma tinta fácil de aplicar. Essa tinta já vem pronta para usar e não precisa diluir. Além disso, ela é uma tinta que respinga menos, não tem cheiro e seca em até 6 horas. 


3. Coloque fita crepe nos locais onde não quer sujar


É muito comum pintarmos uma parede de uma cor e as demais paredes de outra. Então para não sujar outras paredes ou até mesmo batentes de portas e tomadas, é importante passar fita crepe em todos os cantos que você não queira pintar. Assim, caso a tinta respingue um pouco, não irá manchar onde não deveria.
E o mais legal, ao finalizar a pintura, é só remover toda a fita crepe que estará tudo em ordem. Caso algo de errado ocorra, siga as mesmas dicas que deixamos no tópico “O que fazer se a tinta sujar o chão?” mencionado anteriormente.


4. Cubra a bandeja de tinta com papel alumínio, lona ou papel filme

Caso utilize uma tinta que precise ser diluída, você deverá seguir as instruções de como prepará-la antes de colocar em prática a dica a seguir. Essa é uma dica muito simples para pintar a parede sem sujeira e não ter muitos itens para lavar depois que finalizar.
Cubra a bandeja onde irá depositar a tinta com um papel alumínio, lona plástica ou papel filme e então despeje a tinta por cima, assim ao finalizar a pintura, não terá que lavar nada, apenas jogar o papel alumínio, a lona ou o papel filme fora.


5. Utilize proteções para você não se sujar

Casal trabalhando na pintura da nova casa com tinta Suvinil | Ambiente protegido para evitar bagunça e marcas de respingos
Créditos: GettyImages

Além de não sujar sua casa, por que não evitar se sujar também? É importante usar óculos, luvas e até um sapatinho plástico se preferir, quanto mais proteção, melhor!


● Pensamos nisso e preparamos uma linha completa de acessórios de pintura para ajudar: https://loja.suvinil.com.br/acessorios-de-pintura/4/c4t.


Se a tinta cair na roupa, como limpar?

Outro problema que pode ocorrer, é quando mesmo se protegendo da tinta você acaba sujando suas roupas com ela. O que fazer?

Neste caso, existem diversos produtos que podem ser utilizados, mas o mais recomendado pela eficácia oferecida é o álcool isopropílico. Faça o seguinte:


● Retire o excesso de tinta da roupa;
● Aplique o álcool em um pano, e, em seguida, passe esse pano sobre o local que está sujo;
● Por fim, caso ainda não tenha saído a tinta, aplique o álcool de forma direta na roupa e deixe agir por alguns minutos.


6. Use os acessórios corretos para pintar


Procure utilizar os pincéis adequados para cada área da parede, como por exemplo, acessórios para pintar os cantinhos, extensor de rolo para áreas altas e, obviamente, um bom rolo antirrespingo.

Assim, evitará que espirre tinta no chão ou em locais que você não deseja. Sempre que utilizar os pincéis corretos, o resultado da pintura ficará melhor.

Lembre-se de usar um extrator de tinta para realizar a limpeza do rolo no final da pintura. É possível realizar esse procedimento durante a pintura, evitando que o rolo fique muito sobrecarregado e cause respingos. Faça a limpeza sobre o recipiente de tinta, pois assim você pode reutilizar posteriormente.

É importante também tirar os excessos de tinta de rolos e pincéis antes de passar na parede para que a ferramenta não fique sobrecarregada e a tinta acabe escorrendo e causando sujeiras indesejadas.

A lona plástica e o papel filme também devem estar presentes na pintura para evitar sujeira, como mencionamos no item 4 do conteúdo.

Temos certeza que seguindo essas dicas você vai conseguir pintar sem sujeira ou complicações.

E lembre-se, mudar a cor do ambiente traz renovação para sua casa e uma sensação de bem estar, por isso, não tenha medo!


● Se estiver na dúvida de qual cor ficará melhor, teste sua cor antes de começar a pintura: https://www.suvinil.com.br/cores/ferramentas-de-cores/teste-sua-cor

Homem prestando atenção aos retoques finais da pintura com tinta Suvinil | Cuidado e atenção aos detalhes para evitar bagunça no ambiente
Créditos: GettyImages


7. Calcule a quantidade de tinta necessária para evitar sobra


Antes de começar a pintar, é necessário saber a quantidade de tinta que irá usar, por isso sugerimos que você compre a quantidade de tinta correta para não haver desperdícios e nem bagunça durante o processo.
Se precisar de ajuda, temos diversas ferramentas de cores para te ajudar nesta etapa, como a própria calculadora de tinta da Suvinil, que lhe indica a quantidade de tinta necessária por m².
Agora que você já sabe como mudar a cor da parede sem muita bagunça, aproveite a visita, navegue em mais conteúdos como esse aqui em nosso blog e nos acompanhe em nossas redes sociais:
 


Tags Relacionadas

reforma
tutorial
diy
pintar
decoração
tinta
restauração
Tintas