está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Conheça os principais tipos de tinta!

Conheça os principais tipos de tinta!

19/07/2023

  • Produtos citados

Na hora de colorir as paredes e os objetos do seu lar, o primeiro passo é escolher entre os tipos de tinta. Essa decisão deve ser tomada com cautela, afinal, afetará diretamente o resultado do seu projeto.

De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tinta (Abrafati), a tinta é uma preparação líquida responsável por cobrir superfícies, composta, basicamente, por: resina, pigmentos, aditivos e diluentes. Atualmente, é possível encontrar diferentes opções no mercado, sendo que a porcentagem desses componentes é responsável por diferenciar cada tipo. 

Nesse caminho, para você descobrir quais são os tipos de tintas, como diferenciá-los e escolher a melhor opção para sua casa, preparamos este artigo recheado de informações. Continue a leitura e aproveite! 

Quais são os principais tipos de tinta?

Na reforma ou na decoração, escolher entre os tipos de tinta é fundamental para dar ao seu projeto a carinha que deseja. Para ajudar, listamos as principais opções. Veja abaixo!

Tinta acrílica

Produzida com resina acrílica, a tinta acrílica é caracterizada pela versatilidade, oferecendo três tipos de acabamento: semibrilho, acetinado e fosco. Feita à base de água, é uma excelente opção para locais úmidos, já que é impermeável e traz resistência ao mofo.  

A tinta acrílica também garante uma boa cobertura, possibilitando a cor desejada em poucas demãos. Além disso, a composição proporciona secagem rápida e maior facilidade de limpeza. 

Tinta esmalte

Podendo ser feita tanto à base de solvente, quanto à base de água, a tinta esmalte é uma opção indicada para o revestimento de madeiras, metais e outras superfícies. A composição tende a conferir mais resistência e durabilidade aos itens. 

Normalmente, oferece um acabamento brilhante nas superfícies e deixa cheiro moderado no espaço. Entretanto, é possível encontrar versões com acabamento acetinado e fosco, além de opções inodoro. 

Tinta epóxi 

Desenvolvida com resina epóxi, a tinta epóxi pode ser feita à base de água ou solvente. Os principais atributos são a durabilidade e a resistência contra agentes externos, sendo ótima para ambientes internos e externos.

Encontrado com acabamento fosco e brilhante, o composto é impermeável, também sendo uma boa aposta para áreas úmidas, como cozinhas e banheiros. Sem contar que tem boa aderência aos mais diversos tipos de superfícies.

mulher pintando parede com um dos tipos de tinta para parede
Créditos: André Klotz

Conheça os produtos da Suvinil e dê cores às suas histórias! 

Agora que você já conhece os principais tipos de tinta, que tal ficar por dentro dos produtos da Suvinil?! Há mais de 60 anos no mercado, a marca já é tradição, colorindo diferentes histórias.

Tinta para parede e outras superfícies

Na Suvinil, você encontra uma variedade de tipos de tintas para parede, com atributos que atendem às mais diversas necessidades. Em meio às opções, estão as tintas acrílicas premium: Suvinil Toque de Seda, com acabamento acetinado, Suvinil Toque de Luz, com acabamento semibrilho, e Suvinil Fosco Completo, com acabamento fosco.

Ainda contamos com diversos tipos de tintas para madeira, metais e outras superfícies. Entre as versões, temos o Esmalte Suvinil Cor & Proteção, uma tinta esmalte com acabamento acetinado, fosco ou brilhante. Também há o Esmalte Suvinil Multissuperficies, uma tinta epóxi à base de água, capaz de renovar cada canto do lar. 

Cores para experimentar! 

Além dos diferentes tipos de tinta, a Suvinil conta com um gigantesco leque de cores, com mais de 2.000 opções para você escolher na hora de colorir suas histórias. Assim, é possível transitar entre as principais tonalidades e optar pela sua favorita. 

Para facilitar, o portfólio digital é dividido entre as famílias: Cinzas Neutros, composta por todos os cinzas acromáticos, Brancas e Leves, com cores mais claras, constituídas majoritariamente por branco, e Claras e Suaves, com tons mais adocicados.

Você também encontra as famílias Intensas e Vibrantes, com tons com alta concentração de cor, perfeitos para quem deseja algo mais marcante, Acentuadas e Acolhedoras, mais escuras e aconchegantes, e Neutras e Clássicas, com opções versáteis e atemporais. 

Suvinil: conte com a gente e transforme seu lar! 

Depois de conhecer os principais tipos de tintas e as opções disponíveis na Suvinil, deu ainda mais vontade de colocar a mão na massa? Então, aproveite para conferir algumas dicas aqui, no blog, e transforme seu lar!

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade