está com
-%

Esta oferta encerra em

Por

00:00
Loja Online
Login

Português

Como diluir tinta: confira o passo a passo!

Como diluir tinta: confira o passo a passo!

26/10/2023

  • Produtos citados

Na hora de cobrir as superfícies do seu lar, para decorar ou reformar, é importante saber como diluir tinta. Afinal, a diluição é um processo fundamental para a aplicação dos produtos e afeta diretamente o resultado.

É comum ter dúvidas na hora de colocar a mão na massa, pensando nisso, preparamos este artigo com um passo a passo sobre como diluir a tinta para pintar paredes e outras superfícies. Veja e aproveite a seguir! 

1. Escolha o produto 

Antes de pensar em como diluir tinta, é necessário escolher o produto adequado para o seu projeto. Existem diferentes opções disponíveis no mercado, indicadas para as mais diversas superfícies, como paredes, pisos, tetos, madeira, metal, etc. 

Normalmente, para pintar as paredes, a tinta acrílica é a opção mais procurada. Já para superfícies de madeira e metal, os esmaltes e os vernizes são ideais. Opte pelo produto que atenda às suas necessidades e ofereça a aparência desejada. 

2. Separe os equipamentos de pintura

Após escolher o produto, é hora de separar os equipamentos para colocar a mão na massa. Pincéis, rolos, bandejas, caçambas e lixas são alguns dos acessórios que não podem faltar no processo de pintura. 

Ao aprender como diluir a tinta esmalte, acrílica e outras opções, não esqueça de incluir um mexedor, que irá homogeneizar a solução, a água potável, a aguarrás (no caso de tintas à base de solvente) e um recipiente para comportar o diluente. 

3. Abra e homogenize a tinta

Com os equipamentos em mãos, é hora de começar a trabalhar. Entretanto, antes de procurar como diluir tinta, é necessário homogeneizá-la para todos os componentes, como a resina e as cargas, misturarem bem.

Para isso, você deve abrir a lata ou o galão em uma superfície plana. Depois, pegue o mexedor, que deve ter formato retangular (podendo ser de plástico, madeira ou até elétrico), para movimentar a solução levemente, de maneira circular. Lembre-se de colocá-lo até o fundo da lata para toda a tinta ser misturada. 

No fim, retire o mexedor, limpando os excessos de tinta na borda da lata. O ideal é fazer todo o processo em local arejado ou com janelas abertas, para facilitar a circulação de ar.  

4. Dilua o produto

Com a tinta homogênea, você já pode diluir. Cada composição possui especificações a respeito desse processo, indicadas na própria embalagem ou ficha técnica do produto. Normalmente, a maioria pede para diluir com até 30% de água, mas isso pode variar. 

Ao verificar a quantidade indicada para o tipo de tinta escolhido, você deve acrescentar a água na própria lata ou galão, misturando bem com o mexedor. Depois, é só aplicá-la. Ao fim da pintura, reserve a tinta adequadamente. 

No caso de como diluir a tinta para pintar com pistola airless, as especificações podem mudar. É só seguir as diretrizes disponíveis no produto durante o processo de pintura. 

mulher pintando a parede depois de descobrir como diluir tinta
Créditos: André Klotz

 

Por que é importante diluir a tinta?!

Diluir corretamente a tinta é fundamental para garantir a aderência às superfícies. Além disso, esse processo ajuda no alastramento da tinta durante a pintura, facilita o manuseio e proporciona um acabamento mais bonito, de acordo com as suas expectativas.

Quando a diluição é feita incorretamente, com muita água, pode acarretar bolhas, descascamento e sujeira. Já com pouca água, pode dificultar a pintura, deixando marcas do pincel na superfície, diminuindo a aderência e evidenciando os retoques. Por isso, é necessário sempre seguir as instruções do fabricante, para garantir a qualidade do produto. 

Conheça os produtos da Suvinil! 

Agora que você já sabe como diluir tinta acrílica, esmalte e outras opções, assim como a importância dessa prática, que tal conhecer os produtos da Suvinil e escolher a opção ideal para o seu lar? Há mais de 60 anos no mercado, somos tradição e contamos com um enorme portfólio. 

Em meio às opções, contamos com tintas para paredes de ambientes internos e externos, como a Suvinil Toque de Luz, com acabamento semibrilho, a Suvinil Toque de Seda, com acabamento acetinado e a Suvinil Fosco completo, com acabamento fosco. Também oferecemos opções de tintas para outras superfícies, como o Esmalte Suvinil Multissuperfícies, que pode ser aplicado em objetos de madeira, metal, azulejos, etc. 

Milhares de cores para experimentar!

Além da variedade de produtos,  a Suvinil conta com um gigantesco leque de cores, com mais de 2.000 tonalidades de tintas para você experimentar. Dessa forma, fica mais fácil escolher o tom perfeito para ilustrar suas histórias.

As cores são subdivididas em famílias distintas, classificadas como: Brancas e Leves, Claras e Suaves, Intensas e Vibrantes, Acentuadas e Acolhedoras, Neutras e Clássicas e Cinzas Neutros. 

Suvinil: dê cores às suas histórias! 

Gostou do conteúdo e já sabe como diluir tinta para colorir as superfícies do seu lar? Então, aproveite o tempo livre para conferir mais detalhes sobre os produtos na Suvinil e tire suas dúvidas aqui, no blog.


Tags Relacionadas

como diluir tinta
dicas
pintura

Dois homens felizes ao receber comunicados da suvinews pelo celular

Suvinews

Cadastre-se e receba novidades, tendências, ofertas e muito mais!
Eu li e concordo com os Termos de uso e Políticas de privacidade