Casa com sustentabilidade real e possível

Olhares e Detalhes é a nossa série em parceria com o fotógrafo Lufe Gomes. Na série, Lufe visita casas e escritórios de arquitetos, designers de interiores e decoradores para um bate-papo leve e descontraído cheio de histórias, detalhes de projetos e dicas práticas para deixar os espaços bonitos e funcionais.

No quinto episódio, conhecemos o projeto sustentável da arquiteta Patrícia Pomerantzeff do canal DOMA Arquitetura, que transformou uma casa utilizando sua estrutura original e mostrou que é possível ser sustentável gastando pouco.

Com o objetivo de criar um projeto sustentável e econômico, o primeiro passo da arquiteta foi abrir ainda mais o local para iluminar os ambientes. Na cozinha, derrubar uma das paredes foi a solução para um cômodo com muita luz natural.

A parede de tijolos é destaque na casa. Aqui, a arquiteta poderia ter investido em um revestimento mais caro, porém, descascou metade da parede, deixando os tijolos da obra original expostos. Na outra metade da parede, ela criou uma faixa branca que alonga o espaço e reflete a luz da cozinha.

Investir em tons mais claros foi outro recurso para levar mais luz para a casa. Mas para quebrar tantas cores suaves, a bancada da cozinha ganhou um detalhe de concreto, feita com Suvinil Massa Para Efeitos na cor Elefante. O mesmo efeito foi usado nas escadas.

Uma dica da Patrícia para economizar na hora da reforma é utilizar o mesmo revestimento em diferentes lugares da casa, uma vez que, geralmente esses materiais são comprados com um pouco de sobra. No projeto, ela usou o mesmo ladrilho hidráulico na cozinha e na área externa.

Quer saber mais detalhes deste projeto? Confira o vídeo completo:

Você pode recuperar a sua senha em poucos passos.

Digite o e-mail cadastrado e logo, logo você receberá nossas instruções para cadastrar uma nova senha.

Cadastro

Eu li e concordo com os
Termos de Uso & Política de Privacidade