3 dicas para valorizar a decoração da sua casa

Colaboradores: Hajli Mestrinèr Arquitetura e Juliana Sica Arquitetura

Fotos: Thiago Travesso
e Raul Fonseca

Você gosta de renovar a casa? A gente adora! Mudar os móveis de lugar, trocar a cor da parede, tudo isso transforma o astral do ambiente. E uma simples mudança no tom das cores da parede é suficiente para pintar uma nova história dentro da sua casa, seja no quarto, na sala ou na cozinha. Por isso, nós listamos algumas dicas para você escolher a cor certa na hora de renovar sua casa. Vamos olhar juntos?

Dica 1. Cores que valorizam a decoração

O primeiro passo é o mais gostoso de todos: escolher uma nova cor pra sua vida. Mas é justamente nesse passo que algumas pessoas ficam em dúvida. Qual tom escolher? As cores neutras e atemporais, por exemplo, são uma ótima ideia para quem está pensando em valorizar o imóvel para venda ou locação. E, ao invés de pintar a casa toda de branco, que tal dar um pouco de cor e vida? Essas combinações mais suaves são boas porque trazem mais tranquilidade para o ambiente. E não tem coisa melhor que se sentir em paz dentro da nossa casa, né?

Para as arquitetas Patricia Hajli e Michelle Mestrinèr, “a escolha das cores é extremamente importante para a composição do ambiente e a sensação que ele passa. Dependendo da cor escolhida, o ambiente pode estimular, acalmar ou até mesmo melhorar a sua concentração”.

“Usar tonalidades offwhite e/ou tons cinza claro nas paredes para manter a claridade durante o dia e noite, aliado a um projeto de iluminação que favoreça a cor da parede, traz uma sofisticação e um aconchego, deixando a casa com cara de lar.

Eu sempre prefiro utilizar a cor escolhida para um ambiente inteiro e não apenas em uma parede específica. Ambientes com cores pensadas, mesmo que mais delicadas e neutras, valorizam o imóvel. Equilíbrio e elegância nunca são demais e não saem de moda”, diz a arquiteta Juliana Sica

Fotos: Thiago Travesso e Raul Fonseca

Dica 2. Simule as cores

Que tal simular suas cores antes de colocar a mão na massa? Essa é uma ótima ideia para acertar na escolha da sua cor. Com o Aplicativo Suvinil, você consegue navegar por um universo de possibilidades sem sair da sua casa. E o melhor: é fácil! É só tirar uma foto do ambiente que você pretende decorar e simular diversas cores até encontrar a sua favorita. :-)

Dica 3. Teste Sua Cor

Você já simulou as cores, mas ainda quer testar na prática para ver como fica? Então comprar uma amostra e testar na sua parede é a solução certa pra você. E sabe por que isso funciona tão bem? Porque a luz interfere na forma que nós percebemos as cores. Ou seja, quando estamos em um ambiente escuro, por exemplo, nós percebemos uma cor de um jeito, diferente de quando estamos em ambiente bem iluminado, e assim por diante. Por conta disso, o ideal é comprar mostras que tenham pelo menos 1x1 metro, como o Teste Sua Cor, da Suvinil. E, olha, são muitas cores pra explorar.

Pensou na cor, simulou, testou, agora só falta colocar a mão na massa? Então é hora de checar o passo a passo que preparamos para sua pintura ficar bonita de se ver, de parede à parede. ;-)

1- Primeiro, lembre-se que a parede deve ser preparada para a pintura. Lave, seque e lixe antes de pintar;

2- Se a superfície apresentar rachaduras, trincas, umidade ou infiltração, é importante que você conserte primeiro para evitar problemas. Para isso, o indicado é contratar um profissional qualificado para executar todo o trabalho. No Vitrine Suvinil você encontra só profissionais certificados;

3- Lembre-se que há um tipo de tinta adequada para cada ambiente, como banheiros, áreas internas e áreas externas;

4- Sempre anote as referências e códigos dos produtos utilizados para futuras manutenções;

5- Por último, se pintar alguma dúvida sobre a quantidade necessária de material para renovar sua casa, você pode utilizar a nossa calculadora de tinta, que está disponível em nosso e-commerce.

Agora é só renovar! Boa pintura. :-)


Julina Sica
(www.julianasica.com)

Patricia Hajli e Michelle Mestrinèr
(www.vivianegobbato.com.br)


Produtos e Cores relacionadas ao texto

Você pode recuperar a sua senha em poucos passos.

Digite o e-mail cadastrado e logo, logo você receberá nossas instruções para cadastrar uma nova senha.

Cadastro

Eu li e concordo com os
Termos de Uso & Política de Privacidade